03/02/2015

Mais recente geoparque português em destaque em Macedo de Cavaleiros



A integração de Macedo de Cavaleiros, no Nordeste Transmontano, na rede mundial de geoparques é o destaque da próxima edição da feira da caça e turismo, que vai mostrar e debater a importância da classificação para economia regional.

O certame, que conta 19 anos, decorre de 29 de janeiro a 01 de fevereiro e o turismo ganha este ano "um maior destaque por ser a primeira feira depois da integração do Geopark Terras de Cavaleiros nas redes europeia e global da UNESCO", organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

A autarquia local divulgou hoje que o certame, que anualmente atrai cerca de 20 mil visitantes, terá "uma extensa área dedicada ao setor com a presença da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, de diversos municípios, assim como um espaço dedicado aos quatro geoparques portugueses.

Além de Macedo de Cavaleiros, classificado em setembro, os outros três geoparques em território nacional situam-se nas zonas do Tejo, Larouca e Açores.

A Rede Mundial de Geoparques criada em 2004 pela UNESCO, em parceria com a União Internacional de Ciências Geológicas, visa distinguir áreas naturais com elevado valor geológico, nas quais esteja em prática uma estratégia de desenvolvimento sustentado baseado na geologia e em outros valores naturais ou humanos.

O território classificado em Macedo de Cavaleiros tem quase 700 quilómetros quadrados e guarda um "singular património geológico que dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra" e tem despertado o interesse de geólogos de todo o mundo, o chamado Maciço de Morais.

Este valor geológico conjuga-se com "o notável património natural, a sua identidade cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes".

Para os visitantes da Feira da Caça e Turismo está reservada a recriação da riqueza natural em causa com um percurso pedestre que começa no portão principal do Parque Municipal de Exposições.

O certame tem ainda programado um seminário dedicado aos geoparques como "Novos Territórios de Educação, Ciência e Cultura do Século XXI -- Estratégias de Desenvolvimento e Mais-Valias", bem como um encontro, durante dois dias, dos geoparques europeus.

A feira conta, segundo a autarquia, com mais 60 expositores que em 2014, totalizando quase duas centenas, e é uma mostra dos produtos da terra, gastronomia e potencialidades.

Em simultâneo, decorre um encontro de caçadores de Trás-os-Montes e Alto Douro com montarias ao javali e outras atividades cinegéticas.

O programa é ainda preenchido com um seminário das confrarias de produtos da terra, que se propõe debater o papel destas organizações na divulgação e importância na economia local.

A XIX Feira da Caça e Turismo é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Federação de Caçadores da 1ª Região Cinegética, a que se juntam diversas entidades e associações.

A população mais jovem tem também um espaço reservado na feira com música ao vivo noite dentro.

Fora do recinto do certame, 14 restaurantes do concelho transmontano vão reservar ementas à base de caça durante o fim de semana alargado, na segunda edição da Rota Gastronómica do Javali.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário