03/02/2015

Nova Era começou a 16 de Julho de 1945, dizem cientistas



O detonar da primeira bomba atómica, a 16 de Julho de 1945, no Novo México, marca o início de uma nova Era da Terra, defende um grupo de trabalho criado para estudar esta matéria.

A actividade humana cresceu a um ponto em que alterou a geologia do nosso planeta, lançando-nos na nova Era, «Antropoceno».
Apesar de os humanos já deixarem marcas no planeta há milhares de anos, foi só em meados do séc. XIX que as alterações afectaram o globo inteiro, naquilo que os peritos chamam de «A Grande Aceleração».
Os cientistas escolheram o início da era nuclear para marcar o nascimento da nova Era, uma vez que os vestígios das bombas atómicas são detectáveis nos registos geológicos, por via dos isótopos radioactivos.
«Tal como qualquer fronteira geológica, não é uma separação perfeita. Os níveis da radiação global realmente subiram no início da década de 1950, conforme tiveram lugar os testes de bombas atómicas», destacou Jan Zalasiewicz, do Departamento de Geologia da Universidade de Leicester; e que pertence ao Anthropocene Working Group.
«Mas pode ser a solução óptima para resolver as múltiplas linhas de provas das mudanças globais provocadas pelo Homem. O tempo - e muita discussão - dirá no futuro».


O termo Antropoceno foi utilizado primeiro pelo químico Paul Crutzen, vencedor de um Nobel, que em 2000 sugeriu que o impacto dos humanos no planeta é tão expressivo que já não estamos no Holoceno (o período de tempo que arrancou no final da última Idade do Gelo).
Desde então, os académicos reconheceram o conceito, mas não havia consenso sobre exactamente quando começa o Antropoceno.
O Anthropocene Working Group foi criado para decidir se a nova Era devia ser oficialmente adoptada pela International Commission on Stratigaphy, que tomará a decisão no próximo ano.
O mais recente relatório aponta que se assitiu a um ponto de viragem por volta de 1950, quando os humanos já não deixavam apenas traços da sua passagem, começando mesmo a alterar o sistema da Terra.
O grupo está a reunir provas no sentido de discutir também datas alternativas para marcar o início da nova Era. Sobre a mesa está o nascer da Agricultura (há 12.000 anos) e a Revolução Industrial.
A 16 de Julho de 1945 foi detonada a primeira bomba atómica, no deserto do Novo México, a umas 120 milhas de Santa Fe, nos EUA.
A bomba, criada pelos cientistas do Manhattan Project, gerou uma explosão equivalente à de 15.000 a 20.000 toneladas de TNT.




Fontes: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=755799


Sem comentários:

Enviar um comentário