01/02/2016

Fotofosforilação acíclica e cíclica


Fotofosforilação acíclica e cíclica

Nos cloroplastos das células vegetais ocorre a conversão de energia luminosa em energia química. As reacções directamente dependentes da luz têm lugar ao nível da membrana dos tilacóides. Este processo inicia-se com a captação da energia luminosa nos fotossistemas.
Existem dois tipos de fotossistemas: o fotossistema I e o fotossistema II. O centro de reacção do fotossistema I é designado P700, pois absorve luz com comprimentos de onda próximos dos 700 nm, enquanto que o centro de reacção do fotossistema II é designado P680 por absorver luz com comprimentos de onda próximos dos 680 nm.
Quando a clorofila a dos centros de reacção fica excitada pelos fotões, liberta electrões, ficando oxidada. Esses electrões são captados por moléculas aceptoras de electrões que ficam reduzidas.
A síntese de ATP e de NADPH depende deste fluxo de electrões, que se inicia no centro de reacção dos fotossistemas. Este fluxo pode ocorrer de dois modos distintos:
– de forma acíclica – fotofosforilação acíclica;
– de forma cíclica – fotofosforilação cíclica.

O esquema seguinte representa a fotofosforilação acíclica.

A fotofosforilação acíclica produz quantidades idênticas de ATP e de NADPH + H+. Contudo, a planta necessita de maior quantidade de ATP do que de NADPH. Assim, as plantas, por vezes, realizam uma forma adicional de fotofosforilação na qual não se gera NADPH + H+. O processo que produz somente ATP envolve apenas o fotossistema I e designa-se fotofosforilação cíclica.




Neste processo de fotofosforilação cíclica:
– Os pigmentos do fotossistema I captam a energia luminosa que é transferida para a clorofila a do centro de reacção.
– A clorofila a excitada transfere os seus electrões para um aceptor (a ferredoxina).
– Os electrões percorrem uma cadeia transportadora, ocorrendo um conjunto de reacções de oxidação-redução que conduzem à libertação de energia, parte da  qual é usada para fosforilar ADP, formando ATP.
– No final da cadeia, os electrões voltam ao centro de reacção do fotossistema I, sendo por isso um fluxo cíclico de electrões.

Fonte: Biologia e Geologia 10 - 10.º Ano, Areal Editores

Sem comentários:

Enviar um comentário