01/02/2016

Impacto humano na biosfera


Impacto humano na biosfera

O impacto negativo que a humanidade tem vindo a causar na Biosfera deverá comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.
Por que razão nos deveremos preocupar com as gerações futuras?
Algumas pessoas acreditam que só temos obrigações éticas para com a presente geração humana. Essas pessoas argumentam: “O que fez o Futuro por mim?”ou acreditam que não sabemos o suficiente sobre a condição da Terra nas futuras gerações para nos preocuparmos com isso.
De acordo com o biólogo David W. Ehrenfeld, o facto de nos preocuparmos com as futuras gerações o suficiente para não degradarmos o Ambiente é importante, na medida em que lhes fornecerá mais opções para lidarem com os problemas que lhe surgirão. Ehrenfeld argumenta que, se os nossos antepassados nos tivessem legado a degradação ambiental que nós, aparentemente, iremos deixar aos nossos descendentes, as nossas opções para a fruição de recursos, ou mesmo para a sobrevivência, teriam sido muito mais limitadas.
À pergunta, “O que podem as gerações futuras fazer por nós?”, Ehrenfeld responde:
“Elas dão-nos uma razão para tratar o nosso Planeta com respeito, para que as nossas vidas, bem como as deles, saiam enriquecidas”.
De acordo com este ponto de vista, ao usarmos os recursos naturais, estamos a “pedir um empréstimo” ao Planeta e aos nossos descendentes e, como tal, temos uma responsabilidade ética de o deixar em boas condições para as gerações futuras. Ao pensarmos nesta nossa responsabilidade, talvez devêssemos considerar a sabedoria que nos foi transmitida no século XVIII pela Conferência dos Nativos Iroqueses, Norte-americanos: “Em cada deliberação nossa, devemos considerar o impacto que as nossas decisões terão nas próximas sete gerações.”

Fonte: Miller, T. (1988). Living in the Environment. 13th Edition. Thomson. Pacific Grove (USA)

(adaptado

Sem comentários:

Enviar um comentário